segunda-feira, 10 de junho de 2013

BOLO DE MACAXEIRA (AIPIM)


MISTER BOLO CAJUPIRANGA - PARNAMIRIM/RN

TRÁS PARA VOCÊ 

O BOLO DE MACAXEIRA OU AIPIM



O bolo de macaxeira é uma tradição nordestina ou do norte? O que importa? O importante mesmo é ser simplesmente irresistível. 

O tradicional é feito com macaxeira cozida  que fica muito gostoso, mas o do Mr. Bolo é feito com macaxeira ralada e outros segredinhos o que confere um toque a mais de sabor... e com o coco então ... casalzinho danado de bom!



Ideal para todas as épocas, porém no São João é muito mais apreciado.

Bolo com aparência de quindim só que seu sabor é único e inesquecível!
Mister Bolo Cajupiranga Parnamirim RN

Bolo de Macaxeira do Mister Bolo
Foto: Mister Bolo


bolo mister bolo
Pode se apaixonar... por dentro ou por fora é de dar água na boca.
Foto: Mister Bolo
É comum nas diferentes regiões do Brasil confundirem Macaxeira com Mandioca. Uma não tem nada a ver com a outra... é apenas aparência.


Definição da Wikipédia para Macaxeira/ e para Mandioca :

Macaxeira-do-rio-grande-do-norte;
Macaxeira-roxa;
Macaxeira-pizza etc.



"Macaxeira (Manihot utilissima), também conhecida como aipi, aipim, castelinha, uaipi, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira é uma espécie de mandioca que pode ser utilizada para alimento, tanto na forma cozida quanto na forma frita, sem o necessário preparo para retirada de ácido cianídrico, existente em grande quantidade na espécie Manihot esculenta, a qual é conhecida como "mandioca" ou "mandioca-brava".
Existem variedades de macaxeira, todas comestíveis, que se distinguem pela cor da pele, pela textura da raiz etc. 

Mandioca é o nome pelo qual é conhecida a espécie comestível e mais largamente difundida do gênero Manihot, composto por diversas variedades de raízes tuberosas comestíveis.
No Brasil, possui muitos nomes, usados em diferentes regiões, tais como: mandioca-brava - a que contém o venenoso ácido cianídrico - aipim,castelinha, macaxeira, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, e variedades como aiapuã e caiabana, ou nomes que designam apenas a raiz, como caarina.


É a confusão continua... aqui no Rio Grande do Norte mandioca é mandioca - macaxeira é macaxeira. A primeira é raspada para ser moída e torrada e fazer farinha de mandioca (mesa) e outras iguarias... A segunda é usada para comer cozida com carne de sol, fazer bolos como essa delícia aí em cima, escondidinho de carne de sol e, também, outras iguarias.


Na minha infância acompanhava as trabalhadoras lá do sítio do meu avô, quando elas iam à Casa de Farinha (local para processar a mandioca e macaxeira)  raspar mandioca para a farinha. 
Mister Bolo
MANDIOCA... CASCA MAIS FINA
Fonte:riceandbeansindc
Elas raspavam, depois era moída e prensada para sair a água (ou suco) e depois assada em fornos de (não lembro) só lembro que uns homens ficavam com um rodo de madeira bem grande  mexendo pra lá e prá cá até que a farinha estivesse bem torrada.  


Mister Bolo
MACAXEIRA OU AIPIM
Fonte: www.materna.com.br
Não é difícil de distinguir (para mim que conheço as duas pessoalmente, e somos amigas desde a infância por assim dizer) por que a mandioca tem uma casca mais presa no miolo, por isso a necessidade de ser raspada, já a macaxeira a casca sai inteirinha, é grossa e na parte de dentro um pouco rósea às vezes (marrom na parte externa, depois branca e, às vezes, por último rosa). 


Bons tempos aqueles! 



Da Mandioca minha vó Ana Lucas fazia Beju ou Beijú (vai saber), da goma extraída (agora não sei se da mandioca ou da macaxeira, mas vou me inteirar e conserto depois) era feita a Tapioca. Bolo preto senão me engano é com mandioca... aqui estou eu me confundindo também. 

Bom, são primas legítimas diria eu. Sendo que a mandioca tem lá seus segredos e é preciso tomar cuidado ao consumir por que existem espécies que tem uma substância venenosa.

Bom Apetite!

Um comentário: